Na manhã do dia 21 de setembro, uma empresa privada, agindo em nome das Florestas Croatas, fez uma incursão extraterritorial não anunciada em Liberland, demolindo e removendo propriedades do território. A polícia croata escoltou as equipes de demolição e os liberlandeses foram ameaçados de prisão caso interferissem. Um número não especificado foi preso sob a acusação vaga de “não cumprimento de uma ordem legal”.
O ataque foi cometido sem aviso prévio e sem que a empresa florestal ou a polícia apresentassem qualquer motivo ou justificativa. Os agentes se mostraram com postura belicosa e intransigente. As pessoas presentes não tiveram tempo para recolher seus pertences pessoais. Alguns dos edifícios e equipamentos destruídos ou removidos incluem casas, uma cozinha de campo em pleno funcionamento, com várias unidades de refrigeração e fogões, geradores e equipamentos eletrônicos, bem como uma antena e roteador Starlink.
A República Livre de Liberland foi proclamada em 13 de abril de 2015 em um pedaço de terra não reclamada pelos estados vizinhos, conforme a lei internacional. Infelizmente, esse fato não impede que agentes estatais confisquem propriedades e prendam os habitantes que tentam impedi-los. Mesmo com a proclamação de territórios livres, o estado interfere contra os interesses dos que não possuem força suficiente para barrar suas ações.
Continuaremos reportando os novos desdobramentos.
Traduzido e adaptado de Liberland Press
Deixe um comentário