Servidor público é preso por desviar doações para atingidos por enchente no RS

Roca Sales

Un servidor público recebeu uma ordem de prisão preventiva nesta quinta-feira, por desviar doações para atingidos por enchente no município de Roca Sales, Rio Grande do Sul. A cidade foi uma das mais afetadas pela passagem de um ciclone extratropical, deixando 12 pessoas mortas no município.

As autoridades não divulgaram o nome do acusado, no entanto a reportagem da RBS TV confirmou a identidade. O servidor no caso é Cristian Prade, de 47 anos, concursado e que atuava na área de fiscalização ambiental. Segundo as autoridades, ele responderá pelo crime de peculato, que ocorre quando há uso de cargo para desvio de valores ou bens para benefício próprio ou de terceiros.

Imagens mostram danos causados pela passagem de ciclone extratropical em Roca Sales — Foto: Lauro Alves/Agência RBS

Após a prisão, o servidor também foi afastado do cargo pelo prefeito de Roca Sales. Além disso, ele também responderá a um processo administrativo, conforme o Executivo municipal.

De acordo com a Polícia Civil, o servidor teria orientado voluntários que fariam a doação de uma carga de ração para entregar o material em um terreno de propriedade dele como se fosse um ponto de coleta para os atingidos pela enchente. No local, foram apreendidos 50 sacos de ração de milho, 210 sacos de ração de silagem e 20 sacos de ração pra gado.

Geovanne Gomes Pereira, que é o advogado de Cristian, e que o acompanhou durante a prisão em flagrante, alega que tudo se trata de “um grande mal-entendido” e nega que o servidor tenha se apropriado das doações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Censura
Ética

A visão controversa da ONG Artigo 19 sobre o que é liberdade de expressão

Em um artigo publicado no jornal Folha de SP no dia 20 deste mês, foi apresentado um “estudo” realizado pela ONG Artigo 19, onde foi afirmado que o Brasil “subiu” no ranking mundial da liberdade de expressão. O estudo, chamado de ‘Global Expression Report 2024’, é baseado em dados relativos a 2023 para 161 países, […]

Leia Mais
Samourai Wallet
Ética

A prisão de desenvolvedores de carteiras Samourai mostra que o governo dos EUA odeia privacidade e liberdade

Em 24 de abril, dois desenvolvedores líderes da Samourai Wallet (SW), a carteira centrada na privacidade mais avançada do ecossistema bitcoin, foram presos e acusados de crimes de lavagem de dinheiro e violações na transmissão de dinheiro por ordem do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). Este é apenas o mais recente ataque de […]

Leia Mais
Caminhão do MTST
Ética

Caminhão do MTST que levava marmitas para desabrigados no RS é apreendido por estar com IPVA vencido

Na última segunda-feira, um caminhão do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que transportava marmitas para desabrigados em Porto Alegre foi guinchado pela Brigada Militar. Segundo a BM, o veículo foi apreendido na Avenida Bento Gonçalves por estar com o IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores, vencido. O ocorrido foi divulgado no […]

Leia Mais