Servidor público é preso por desviar doações para atingidos por enchente no RS

Roca Sales

Un servidor público recebeu uma ordem de prisão preventiva nesta quinta-feira, por desviar doações para atingidos por enchente no município de Roca Sales, Rio Grande do Sul. A cidade foi uma das mais afetadas pela passagem de um ciclone extratropical, deixando 12 pessoas mortas no município.

As autoridades não divulgaram o nome do acusado, no entanto a reportagem da RBS TV confirmou a identidade. O servidor no caso é Cristian Prade, de 47 anos, concursado e que atuava na área de fiscalização ambiental. Segundo as autoridades, ele responderá pelo crime de peculato, que ocorre quando há uso de cargo para desvio de valores ou bens para benefício próprio ou de terceiros.

Imagens mostram danos causados pela passagem de ciclone extratropical em Roca Sales — Foto: Lauro Alves/Agência RBS

Após a prisão, o servidor também foi afastado do cargo pelo prefeito de Roca Sales. Além disso, ele também responderá a um processo administrativo, conforme o Executivo municipal.

De acordo com a Polícia Civil, o servidor teria orientado voluntários que fariam a doação de uma carga de ração para entregar o material em um terreno de propriedade dele como se fosse um ponto de coleta para os atingidos pela enchente. No local, foram apreendidos 50 sacos de ração de milho, 210 sacos de ração de silagem e 20 sacos de ração pra gado.

Geovanne Gomes Pereira, que é o advogado de Cristian, e que o acompanhou durante a prisão em flagrante, alega que tudo se trata de “um grande mal-entendido” e nega que o servidor tenha se apropriado das doações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais