Servidor público é preso por desviar doações para atingidos por enchente no RS

Roca Sales

Un servidor público recebeu uma ordem de prisão preventiva nesta quinta-feira, por desviar doações para atingidos por enchente no município de Roca Sales, Rio Grande do Sul. A cidade foi uma das mais afetadas pela passagem de um ciclone extratropical, deixando 12 pessoas mortas no município.

As autoridades não divulgaram o nome do acusado, no entanto a reportagem da RBS TV confirmou a identidade. O servidor no caso é Cristian Prade, de 47 anos, concursado e que atuava na área de fiscalização ambiental. Segundo as autoridades, ele responderá pelo crime de peculato, que ocorre quando há uso de cargo para desvio de valores ou bens para benefício próprio ou de terceiros.

Imagens mostram danos causados pela passagem de ciclone extratropical em Roca Sales — Foto: Lauro Alves/Agência RBS

Após a prisão, o servidor também foi afastado do cargo pelo prefeito de Roca Sales. Além disso, ele também responderá a um processo administrativo, conforme o Executivo municipal.

De acordo com a Polícia Civil, o servidor teria orientado voluntários que fariam a doação de uma carga de ração para entregar o material em um terreno de propriedade dele como se fosse um ponto de coleta para os atingidos pela enchente. No local, foram apreendidos 50 sacos de ração de milho, 210 sacos de ração de silagem e 20 sacos de ração pra gado.

Geovanne Gomes Pereira, que é o advogado de Cristian, e que o acompanhou durante a prisão em flagrante, alega que tudo se trata de “um grande mal-entendido” e nega que o servidor tenha se apropriado das doações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

PGR denuncia deputado Nikolas Ferreira por dizer a verdade sobre Lula

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta sexta-feira (26), uma denúncia contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O motivo? O deputado teria cometido o “crime de injúria” contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao dizer a verdade sobre ele chamá-lo de ladrão. A acusação A denúncia do PGR contra Nicolas Ferreira […]

Leia Mais
Ética

O que podemos aprender com a tragédia no Rio Grande do Sul?

No artigo a seguir, Fabian Ommar comenta que lições podemos tirar diante da tragédia no Rio Grande do Sul, e de como precisamos nos preparar para tais eventualidades e não ficarmos à mercê da boa vontade dos políticos e burocratas. O que os preparadores podem aprender com as consequências de uma inundação trágica Felizmente, o […]

Leia Mais
Ética

A CIDH e a RELE alertam sobre a perseguição política na Venezuela

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiu uma declaração na sexta-feira, na qual ela e o Escritório do Relator Especial para a Liberdade de Expressão (RELE) alertaram sobre a perseguição política na Venezuela no período que antecede as eleições presidenciais de 28 de julho. No documento, que foi publicado em meio a prisões e […]

Leia Mais