O ataque de pitbulls contra a escritora e poetisa Roseane Murray

Roseane Murray

Na manhã de ontem (5), a escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, havia sofrido um violento ataque de 3 pitbulls enquanto caminhava em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. O incidente reacende a discussão sobre possuir ou não cachorros da raça pitbull.

O inicidente

A escritora e poetisa Roseane Murray estava passeando como de costume na Avenida Ministro Salgado Filho, no bairro de Saquarema onde mora. No entanto, a idosa acabou se deparando com 3 cães da raça pitbull, que a atacaram com várias mordidas, chegando a até mesmo a arrastarem por 5 metros, segundo as testemunhas do ataque.

Após ser acionado, o Corpo de Bombeiros chegou ao local e prestou os primeiros socorros a vitima. No entanto, devido a gravidade do ataque, a poetisa teve que ser levada com urgência em um helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, onde foi internada em estado grave.

Segundo os médicos, um dos braços da escritora teve de ser amputado devido a gravidade dos ferimentos. Além disso, ela tambem perdeu uma das orelhas e parte do lábio.

Os responsáveis pelos cachorros

O tutor dos cachorros, Deivison Ribeiro dos Santos, de 42 anos, o filho dele e uma enteada foram presos e levados pela Polícia Militar para a 124ª Delegacia. Ambos foram presos sob a acusação de mal trato aos amimais e negligência. Dentro da casa em que moravam, vizinha à da poetisa, foi encontrada uma moto roubada com a numeração do chassi raspada.

O caso foi registrado na delegacia onde as testemunhas estão sendo ouvidas e outras diligências estão em andamento para esclarecer todos os fatos.

Ataque reacende discussão sobre porte de pitbulls

Após o ataque, uma antiga discussão sobre o porte de pitbulls foi trazida a tona, dividindo grande parte do público entre aqueles que defendem sua proibição e aqueles que defendem a raça incodicionalmente.

A verdadeira solução

De acordo com uma lei estadual no Rio de Janeiro, cães da raça pitbull não deveriam andar sem focinha nem coleira, menos ainda andarem sozinhos. No entanto, este tipo de proibição não é respeitada por muitos, como foi o caso do dono dos pitbulls responsáveis pelo ataque a Roseane Murray.

Inclusive, uma amiga da poetisa informou a polícia que esse não foi o único ataque. Apenas o mais grave, o que já mostra que os donos dos animais eatavam sendo propositalmente negligentes quanto a tais riscos.

Pode parecer por um lado bastante contraditório este site abordar a questão do proibicionismo que já foi criticado aqui tantas vezes. No entanto, é importante ressaltar que aqui criticamos a proibição de atividades pacíficas. Alem disso, dada a arbitrariedade do estado, as proibições não são sempre tratadas da mesma forma, e enquanto o estado restringe os crimes sem vítima, ele negligencia os crimes de fato.

Isso não significa que as pessoas devam ser proibidas de terem pitbulls, mas que medidas para evitar que pessoas inocentes sejam atacadas devem ser consideradas.

Todo indivíduo tem o direito de ter o animal que quiser, contanto que tome os devidos cuidados para que outros indivíduos e suas respectivas propriedades não sejam atacados. Caso ocorra, o proprietário deverá ser punido pelo ocorrido, mesmo que em um proporcionalidade menor do que se tivesse feito isso propositalmente. Afinal, se trataria de um crime culposo.

No entanto, se for provado que um dono de pitbull permitiu tais ataques ou os negligenciou propositalmente, sua pena deve ser mais dura. E este parece ser o histórico dos donos dos 3 pitbulls. Além disso, os animais estariam sujeitos a expropriação, e em caso da vítima vir a óbito, o sacrifício deles poderia ser cogitado. Bem como a execução do dono.

No caso de Roseane Murray, o mínimo que deveria ser feito seria os donos dos três financiarem toda a recuperação da vítima.

Quem é Roseane Murray

Roseana Murray é uma poetisa e escritora brasileira formada em Literatura Francesa pela Aliança Francesa, Universidade de Nancy. Atualmente, é poetisa e escritora de obras infantojuvenis, com mais de 100 livros publicados.

Roseane Recebeu o Prêmio de Melhor Poesia pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil quatro vezes, o Troféu APCA, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor livro infantil e integrou a Lista de Honra do International Board on Books for Young People (IBBY).

Segundo o filho da poetisa, a mesma está bem e se recuperando dos ferimentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Ética

A prisão de desenvolvedores de carteiras Samourai mostra que o governo dos EUA odeia privacidade e liberdade

Em 24 de abril, dois desenvolvedores líderes da Samourai Wallet (SW), a carteira centrada na privacidade mais avançada do ecossistema bitcoin, foram presos e acusados de crimes de lavagem de dinheiro e violações na transmissão de dinheiro por ordem do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). Este é apenas o mais recente ataque de […]

Leia Mais
Caminhão do MTST
Ética

Caminhão do MTST que levava marmitas para desabrigados no RS é apreendido por estar com IPVA vencido

Na última segunda-feira, um caminhão do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que transportava marmitas para desabrigados em Porto Alegre foi guinchado pela Brigada Militar. Segundo a BM, o veículo foi apreendido na Avenida Bento Gonçalves por estar com o IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores, vencido. O ocorrido foi divulgado no […]

Leia Mais
William Ling
Ética

Família Ling quer reconstruir pontes e estradas no Rio Grande do Sul

A família Ling — cujo patriarca começou a vida do zero e fez fortuna no Rio Grande do Sul — se comprometeu a doar R$ 50 milhões para obras emergenciais de infraestrutura. A iniciativa visa ajudar as comunidades a reconstruírem pontes e estradas destruídas pelas inundações. “Quando meu pai chegou no Rio Grande do Sul […]

Leia Mais