SUS tem redução de 89% de sua fiscalização em 8 anos

SUS

De acordo com especialistas consultados pela CNN Brasil, houve uma redução de 89% da fiscalização do SUS nos últimos 8 anos. O Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), responsável pela auditoria e fiscalização, teve uma queda constante em todo o território nacional. Ainda de acordo com especialistas, tal redução permitiu um maior número de fraudes.

Segundo a ex-auditora do Denasus e hoje presidente do Unasus-Sindical, Solimar Mendes, a falta de fiscalização levou a um aumento dos casos de fraudes e desvios de verbas que prejudicaram várias pessoas que por falta de equipamentos e insumos ficaram sem atendimento médico adequado.

Apesar da CNN Brasil, com base em dados do Ministério da Saúde, afirmar que essa queda na fiscalização está se intensificando desde 2018, ela já vinha tendo uma queda acentuada a partir de 2012, com uma breve reversão entre os anos de 2015 e 2016 mas retornando a queda depois desse período.

Desvios de verbas para empresas que prestavam serviços ao SUS

Apesar dos altos valores repassados pela União às empresas que prestam serviços aos SUS, muito desse dinheiro não era investido na melhoria e qualidade no atendimento aos pacientes.

Em um dos casos apurados pela Denasus, a Result Medicina Diagnóstica, durante uma vistoria, não apresentou comprovantes de exames realizados para o SUS no município de São Gonçalo (RJ). Ao visitar o laboratório, os auditores descobriram que a empresa operava com equipamentos obsoletos e não seguia as melhores práticas. Como resultado, foi solicitada a devolução de R$ 1,8 milhão referente aos exames pagos pela Saúde à empresa entre 2009 e 2016.

Um outro caso foi o da empresa de táxi aéreo da Branco Aerotaxi, que possuía contratos firmados com a Secretaria de Saúde do RJ e deveria prestar o serviço de locomoção dos pacientes que moravam longe dos hospitais. À mesma foi solicitado a devolução de R$ 1 milhão, uma vez que se constatou que os valores não eram compatíveis com os serviços oferecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais
Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais