Banco Central do Brasil lançará operação teste do Real Digital no final deste ano

O Banco Central do Brasil está acelerando o projeto do real digital, aproximando-se da fase dos testes-piloto. A instituição anunciou que realizará uma série de testes operacionais para verificar a funcionalidade da arquitetura proposta para o sistema.

Fabio Araujo, coordenador do projeto real digital no Banco Central do Brasil, explicou que segurança e privacidade seriam duas das áreas mais importantes a serem examinadas com estes testes. Em entrevista ao Broadcast, Araújo afirmou que:

“Vamos simplificar a operação, mas vamos ter vários participantes trocando informações para ver o grau de segurança e privacidade que podemos trazer para o sistema. O piloto está focado nisso.”

Araujo explicou que o objetivo desse teste seria determinar se o vazamento de informações de transações do sistema é compatível com as exigências legais aplicáveis.

Detalhes do teste

Os testes descritos por Araujo começarão após a atual fase de laboratório do real digital, que está sendo realizada atualmente como parte do desafio LIFT, um projeto aberto que reúne várias organizações. O desafio atraiu nove propostas diferentes que visam incluir o real digital como parte dos esforços econômicos.

Instituições e organizações que fazem parte do desafio LIFT devem entregar seus relatórios finais de projeto em 25 de abril. Espera-se que o novo conjunto de testes-piloto seja realizado após este evento. Entretanto, o escopo do piloto será limitado, mostrado em um ambiente operacional simplificado, e contará apenas com a introdução de outro ativo simbólico ainda não selecionado para as transações.

O teste também permitirá que o Banco Central do Brasil e a Comissão Brasileira de Valores Mobiliários examinem como terceiros poderiam interagir com o sistema, incluindo bancos, que poderão emitir seus próprios tokens, apoiados pelo real digital. Este ambiente de teste expandido estará aberto as instituições e aos bancos em 2024.

Embora ainda não tenha sido anunciada a data de lançamento do real digital, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, sugeriu como data possível, dezembro de 2024.

Artigo escrito por Sergio Goschenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido e adaptado por @rodrigo

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *