Entre os dias 6 e 10 de dezembro, o português Hugo Ramos, um experiente Bitconheiro Maximalista “tóxico” (como ele mesmo se diz), fundador da Maxima Citadel em El Salvador e host do podcast F You Money, teve 4 BTCs roubados de seu node. Há cerca de 3 meses, Hugo vinha auxiliando a comunidade Bitcoinheira rodando em seu node um BTC Pay Server gratuitamente. Nele, ele hospedava as wallets LN em um LNBits, utilizando api LNBank, onde era possível o uso de supersats pela comunidade Bitcoinheira, principalmente brasileiros.

O ataque

Após dia 6, Hugo passou a estranhar algumas movimentações de saldo em seu node. Quando de repente 4 bitcoins foram completamente “drenados” de seu node. Hugo desligou o node antes que todo seu saldo fosse drenado. Ele então passou a tentar receber de volta seus fundos que foram roubados devido à um bug na aplicação do BTC Pay Server.

Percebendo que grande parte dos fundos foram para uma wallet Bitlifi, que estava hospedada no node ln-1.anycoin.cz, e o restante na wallet Tcheca 21M, Hugo entrou em contato tanto com o proprietário do node quanto com os responsáveis pela carteira. Contudo, ninguém se responsabilizou. Detalhe: Ambas as carteiras têm KYC (Known your client) e estão em conformidade com as regras do Parlamento Europeu. Ou seja, detinham dados e demais informações sobre os golpistas, mas, recusaram-se a ajudar.

Print de uma publicação de Hugo Ramos apresentando seu caso a um dos desenvolvedores do Bitcoin Pay na rede social Nostr

Enquanto isso, Hugo tentava contato com os desenvolvedores do LNBank, que o ignoraram. Porém, 3 dias após o roubo, postaram um aviso para os usuários atualizarem seus dispositivos. O Hugo foi ignorado. Perdeu 4 Bitcoins por um erro dos caras e foi totalmente ignorado.

Reação lamentável da comunidade Bitcoin

É principalmente preocupante a forma como a bolha Bitcoinheira tratou este assunto, com portais como Blocktrends e Livecoins, preferindo ressaltar e atacar posicionamentos políticos da vítima em vez de noticiar um bug interessante à comunidade. Não se pode mencionar exatamente qual a motivação deste comportamento torpe e imbecil da parte dos portais, mas os comentários jocosos de membros da bolha em ambas as reportagens comprovam que elas atingiram seu objetivo: agradar a platéia.

Me pergunto “qual a diferença DISSO para petistas e bolsonaristas que correm para ver a posição política de alguém nas redes sociais para só então posicionar-se contra ou a favor?”. NENHUMA.

Já o Bitcoin, a Lightning Network, o BTCPayServer, o LNBits e o LNBank, quanto a eles nenhum comentário. Parece até que a vítima deste caso teria sido algum judeu ou palestino e não um Bitcoinheiro experiente, parece até que o bug não poderia prejudicar qualquer um de nós.

Parece até que a bolha tem outras prioridades… e deve ter.

Como você pode ajudar

Hugo configurou uma wallet para receber doações. Se por acaso a carteira receber mais de 4BTC, o excedente será doado para ajudar outros projetos Bitcoin em El Salvador

Segue a chave pública para receber as doações:

bc1qz8dxk6h8gha5qvsnw67rjzz3xn6t4k0wmafqz3

Se você só quer enviar um e-mail com uma palavra gentil para Hugo:

e-mail: [email protected]

Leia sobre aqui: https://stacker.news/items/347361


Este artigo foi escrito por Felipe Ojeda e revisado por @rodrigo

Shares:
1 Comment
  • Vitor
    Vitor
    dezembro 12, 2023 at 9:21 am

    Sinceramente, as críticas q o Hugo sofreu foro por causa de suas próprias atitudes e alguns bitconheiro estão fazendo uma lavagem de reputação dele, mas ele era o primeiro a apontar o dedo e ficar de picuinha, espero q ele recupere os fundos mas ser roubado não afeta o fato dele ser um pau no cu

    Reply
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *