Sem acordo, governo prorroga por 3 meses nova portaria sobre trabalho aos feriados

Luiz Marinho

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou nesta terça-feira (27) que foi adiado por 90 dias a portaria que muda as regras sobre o trabalho aos feriados. O texto entraria em vigor nesta sexta-feira (1).

A decisão do ministro foi tomada durante uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representantes sindicais e das frentes parlamentares do Comércio e Serviços e do Empreendedorismo.

Com essa decisão, a portaria publicada em novembro foi prorrogada. A medida revoga a autorização dada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que permitia o acordo direto entre empregadores e funcionários do comércio em jornadas aos domingos e feriados. Com a nova medida, os empregados só podem trabalhar nesses dias em caso de convenção coletiva da categoria – o que, na prática, limita o trabalho nessas situações.

No fim de janeiro, Marinho havia dito que cerca de 200 atividades consideradas essenciais ficariam de fora da norma e não precisariam de convenção coletiva para trabalharem aos feriados. Entre as atividades que serão excluídas da norma, estão as que de farmácias e o de postos de gasolina. Na ocasião, o ministro chegou a afirmar que uma nova medida seria publicada já no início de fevereiro.

O texto publicado em novembro gerou repercussões negativas no Congresso Nacional, sobretudo na oposição, que falou em derrubar a medida. A norma tambem tambem recebeu críticas do setor comercial, e em especial da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), que afirmou que a decisão do MTE é “um cerco à manutenção e criação de empregos, o que representa o maior desafio do século na geração de renda e valor para a sociedade brasileira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

A conta chegou: alta de inflação e dos juros e queda do PIB

Analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central (BC) mostraram um maior pessimismo em relação a economia do país, voltando a revisar para cima as projeções de juros e inflação para este ano. As informações foram divulgadas no Boletim Focus desta segunda-feira, 20. As previsões pessimistas são reflexo das políticas keynesianas nas quais o governo […]

Leia Mais
Programa Mover
Economia

Programa Mover pode tornar imposto de importação brasileiro “o maior do mundo”

O PL 914/2024, que está em votação na Câmara, prevê a criação do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) e pede isonomia tributária entre a taxação sobre produtos brasileiros e os importados. A proposta, no entanto, gerou fortes críticas do AliExpress, que afirmou que a taxação poderá chegar a 91% sobre produtos importados, se tornando […]

Leia Mais
Nova Roma do Sul
Economia

Ponte construída pela população de Nova Roma do Sul-RS resiste às enchentes

A ponte que liga a cidade de Nova Roma do Sul ao município Farroupilha, no interior gaúcho, continua intacta mesmo com o avanço das águas sobre a cidade. A construção da ponte foi uma iniciativa da população de Nova Roma do Sul, que a inaugurou no dia 20 de janeiro, neste ano. Imagens aéreas divulgadas […]

Leia Mais