Meme está derrotando a política, diz responsável pela campanha de Lula

Memes e “fake news” estariam “derrotando a política”. É o que afirma o publicitário Sidônio Palmeira, que foi o encarregado pelo marketing da última campanha eleitoral do presidente Lula (PT), em 2022. A afirmação foi feita durante a aula inaugural de um curso de comunicação política promovido pela Secretaria de Comunicação do partido e pela Fundação Perseu Abramo, que é ligada ao PT.

Durante a apresentação que durou 1h20min, Sidônio usou como exemplo a imagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) com peruca, e que havia viralizado como meme nas redes sociais. Na ocasião, o deputado estava fazendo chacota das políticas relacionadas aos transsexuais.

Deputado federal Nycolas Ferreira usando peruca durante audiência na Câmara dos Deputados no Dia das Mulheres | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Ele também usou como exemplo do que ele considerou um exemplo “nocivo” de meme, o uso da motosserra que virou símbolo da campanha do direitista Javier Milei na Argentina.

Javier Milei com motosserra durante campanha | Foto: Forbes

Durante a apresentação, Sidônio afirmou aos participantes que a esquerda precisa fazer uma “campanha brada em verdades e fatos” e que é “mais difícil do que uma que se utiliza de falsidades”. Ele também afirmou que “ultradireita cresce em diversos países impulsionada pelas fake news”.

O humor como uma excelente arma contra o estado

Obviamente há um exagero nas falas de Sidônio. Apesar da direita política, principalmente a ala bolsonarista, espalhar fake news contra Lula e a esquerda, uma grande parte dos ataques são baseados em críticas à políticas e medidas reais de Lula e de seu governo. Fica muito cômodo para Sidônio e a mídia esquerdista vender a ideia de que todos os ataques que Lula e seu governo recebem são baseados tão somente em “fake news“.

No entanto, como dito pelo filósofo libertário Hans-Hermann Hoppe, o humor é uma excelente arma para desnudar toda a falsa legitimidade do estado e das figuras políticas:

Além de expor toda a verdade sobre os políticos e o estado, também é importante mostrar o quão patéticos e indignos de respeito eles sejam. Embora Sidônio tenha exagerado o peso que os memes possuem contra a política hoje, não deixa de ser verdade que eles são uma excelente arma contra os parasitas e charlatões que nos governam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais