A Binance Research, braço de pesquisa da grande exchange de criptomoedas Binance, afirma que a Libra, stablecoin do Facebook, poderia acrescentar volume de criptomoedas em um post publicado em seu blog no dia 18 de Junho.

No anúncio relativo à divulgação do relatório completo, a Binance Research afirma:

“A Libra poderia desencadear volume adicional de criptomoeda devido à maior acessibilidade de ambos os investidores institucionais e usuários de varejo diário.”

Além disso, a postagem também observa que os pesquisadores antecipam que a Libra terá um impacto significativo nos mercados local e global, nas indústrias financeira e econômica, bem como no espaço de criptomoedas. Essa influência se manifestará após os 12 a 18 meses que o Facebook levará para integrar o ativo em seus serviços.

A Binance Research também espera que Libra reformule o setor de pagamentos, seja a base de novos serviços financeiros, promova maior liberdade financeira e menores restrições de capital em todo o mundo e derrote a hegemonia do Dólar. Os autores do relatório também afirmam que, descentralizada ou não, Libra ainda é o primeiro projeto desse tipo:

“Lastreada por uma cesta de ativos denominados em moeda fiduciária em seu lançamento inicial, Libra representa uma primeira tentativa de criar uma moeda mundial, em blockchain ou não, com o uso diário por bilhões de indivíduos e instituições em todo o mundo.”

Por último, o relatório observa que os reguladores e instituições financeiras poderiam impedir o sucesso do projeto. Outros fatores decisivos citados pelos pesquisadores são a capacidade de escalar a base de usuários de Libra, a confiança do público no projeto, a independência do sistema no Facebook e a capacidade de fornecer uma confiável alternativa à moedas fiduciárias.

Na semana passada, a notícia foi de que o mercado online sul-americano Mercado Livre está trabalhando com o Facebook no projeto de criptomoedas Libra da rede social.

Leia mais sobre todas as empresas que estão participando do projeto da gigante das mídias sociais clicando aqui.

Fonte: Cointelegraph