Reguladores e políticos globais reagem à moeda Libra do Facebook

Os planos do Facebook para sua próxima moeda já estão enfrentando escrutínio regulatório, pois os bancos centrais e políticos de todo o mundo pediram a supervisão do projeto de criptografia da rede social. O The Block Crypto a Gazeta Libertária compilaram suas reações:

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse que Libra “não pode e… não deve acontecer” e que “está fora de questão” que a criptomoeda “se torne uma moeda soberana”. Ele teria apelado ao Grupo dos Sete (G7) governadores dos bancos centrais e guardiões do sistema monetário global para revisar a próxima criptografia do gigante da mídia social e apresentar um relatório no mês que vem.

Markus Ferber, um membro alemão do Parlamento Europeu, alertou que o Facebook poderia se tornar um “banco paralelo” e disse que os reguladores devem estar vigilantes.

O deputado Patrick McHenry, republicano sênior do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, pediu pela primeira vez uma audiência sobre o Projeto Libra em uma carta à presidente da comissão, a deputada federal democrata Maxine Waters. Mais tarde, Waters, uma democrata, pediu a suspensão do desenvolvimento de sua criptomoeda no Facebook.

“Os reguladores devem ver isso como um alerta para levar a sério as preocupações com privacidade e segurança nacional, riscos de segurança cibernética e riscos de negociação que são colocados por criptomoedas”, disse Maxine Waters, acrescentando: “Dado o passado conturbado da empresa, estou solicitando que o Facebook concorde com uma moratória sobre qualquer movimento para o desenvolvimento de uma criptocorrência até que o Congresso e os reguladores tenham a oportunidade de examinar essas questões e agir.”

Mais tarde, Waters garantiu que o comitê do Senado para assuntos bancários, habitacionais e urbanos programasse uma audiência sobre “Examinando as propostas de moeda digital e privacidade de dados” do Facebook para 16 de Julho.

O senador norte-americano Sherrod Brown, do Ohio, disse que “o Facebook já é muito grande e muito poderoso, e usou esse poder para explorar os dados dos usuários sem proteger sua privacidade. Não podemos permitir que o Facebook execute uma nova criptografia de risco de uma conta bancária suíça sem supervisão”.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que o banco central falou com o Facebook sobre Libra. “O Facebook fez rodadas com reguladores em todo o mundo para discutir seus planos [Libra], incluindo nós. Há benefícios… mas também corre o risco de estarmos assistindo e fazendo eco ao comunicado do [Banco da Inglaterra] ao governador Carney”.

O presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, disse que está aberto a Libra, mas alertou que a adoção em massa o obrigaria a “estar sujeito aos mais altos padrões de regulamentação”. Ele também disse que Libra não seria lançado com uma “porta aberta” dos reguladores.

O presidente do banco central da Austrália, Philip Lowe, disse: “Há muita água debaixo da ponte antes que a proposta do Facebook se torne algo que estamos usando o tempo todo”. Ele acrescentou: “Há muitas questões regulatórias que precisam ser resolvidas e Tenho que ter certeza de que há um sólido caso de negócios, por isso temos que ter cuidado antes de tirarmos conclusões precipitadas.”

A Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro Suíço também está supostamente em contato com os “iniciadores” do projeto de criptografia do Facebook, e deve determinar “se os serviços planejados exigem aprovação sob a lei de supervisão suíça e, em caso afirmativo, quais.”

Stephen Moore, economista do governo Trump e membro do grupo conservador de políticas públicas The Heritage Foundation, diz acreditar que a Libra do Facebook é “uma coisa boa”.

Banco de Compensações Internacionais (BCI), considerado o banco central dos bancos centrais, alertou que o projeto previsto pelo Facebook, Libra, poderia prejudicar o setor bancário.

O Facebook divulgou oficialmente seus planos para a criptomoeda no início desta semana, com o objetivo de servir aos não bancarizados e facilitar as transferências de dinheiro de baixo custo globalmente. Espera-se que a criptomoeda Libra seja publicada no próximo ano.

Fonte: The Block Crypto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais
União Europeia ALM Criptomoedas
Criptomoedas

Novas leis contra lavagem dinheiro da UE visam transações em criptomoedas

Como parte das novas leis contra lavagem de dinheiro, o Parlamento da União Europeia proibiu carteiras de criptografia de autocustódia não identificadas para transações na região. A proibição tem como alvo as transações anônimas em dinheiro que excedam € 3.000 e as carteiras de auto-custódia em várias plataformas. Em uma publicação recente nas redes sociais, […]

Leia Mais