O líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos, informou que vai entrar com um pedido junto à Prefeitura de São Paulo solicitando a retirada da estátua do Touro de Ouro da B3, na Bolsa de Valores brasileira, sediada em São Paulo-SP, alegando uso indevido do espaço “público” e desvio de finalidade na instalação da peça.
A ideia do Touro de Ouro
A escultura foi inspirada no famoso Touro de Wall Street, em Nova York e foi inaugurada pela B3 na última terça-feira (16) no centro histórico de São Paulo. O Touro de Ouro da B3, também inspirado em uma miniatura usada pelo influencer de investimentos, Pablo Spyer, ficará em frente ao prédio da instituição, na rua XV de Novembro e está autorizada pela Subprefeitura Sé a permanecer no local por três meses.
Pablo Spyer, sócio da XP investimentos, também foi um dos idealizadadores da obra, que foi concebida pelo artista plástico e arquiteto Rafael Brancatelli.
Desde sua inauguração, a estátua foi alvo de três protestos, o primeiro contra a fome , o segundo pedindo para taxar os ricos e ontem à noite manifestantes fizeram um churrasco para moradores de rua na frente da B3 .
Em nota, a B3 afirmou que a escultura
homenageia a força e a coragem do brasileiro, além de ser um presente para a cidade de São Paulo, visando à revitalização do centro histórico da cidade.
Esculturas de touro, que representam o otimismo com o mercado financeiro, estão presentes em centros financeiros de diversas cidades no mundo, como Nova York e Frankfurt
Indignação com a escultura
Manifestantes e políticos estão indignados com o monumento em pleno momento de crise econômica em que a fome se espalha pelo país e a inflação alcança 10,67% em 12 meses, situação essa, causa principalmente pela estagnação econômica gerada pelo lockdown e injeção de dinheiro na economia.