Hoje Rothbard estaria completando 98 anos

Murray Rothbard

Hoje, dia 02 de março, é o aniversário do economista, filósofo político, historiador e autor libertário, Murray Rothbard! Se estivesse vivo hoje, o autor, que faleceu em 1995, estaria completando 98 anos. Mesmo após sua morte, Rothbard deixou um enorme legado para a causa da liberdade, deixando registrada sua imensa sabedoria e intelecto perspicaz em diversos livros e ensaios.

Rothbard começou seu interesse por política cedo, ainda durante o ensino médio, quando discutia com seus colegas e professores sobre seus pontos de vista em relação a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Durante sua gradução em economia, entrou em contato com as ideias de Ludwig von Mises, que o fizeram entender verdadeiramente a ciência econômica.

Além da visão pró-liberdade econômica aprendida com Mises, Rothbard tambem entrou em contato com o nascente movimento libertário americano, conhecendo autores como Albert Jay Nock, Frank Chorodov, HL Mencken, dentre outros. Cada vez mais Rothbard se convencia de que a liberdade amparada no direito de propriedade, era um direito sagrado e inviolável de cada indivíduo.

Em um dado momento, discutindo sobre o libertarianismo com seus colegas social-democratas, Rothbard chegou a conclusão de que mesmo a ideia de estado mínimo (defendida por autores libertários que o antecederam), era incompatível com o libertarianismo, abraçando completamente a anarquia e indo além dos autores libertários que o influenciaram.

Com isso, Rothbard se tornou de fato o pai do que viria a ser chamado de anarcocapitalismo, a ideia de que todo indivíduo possui direito de propriedade sobre sua própria pessoa e seus bens, e que nenhuma violação, mesmo a do estado, deve ser tolerada.

Ainda em seu desenvolvimento como economista austríaco e libertário, Rothbard, a pedido do Fundo Volker (que subsidiava iniciativas pró-liberdade) escreveu uma versão do Ação Humana de Mises para graduantes em economia. O resultado foi sua Magnus Opus: Homem, Economia e Estado, literalmente o maior tratado sobre a Escola Austríaca de Economia.

O livro inclusive recebeu elogios do próprio Mises com direito a um prefácio do mesmo junto a recomendação de sua leitura como obrigatória para todos aqueles que querem de fato entender economia.

Como autor e ativista libertário, Rothbard escreveu diversos livros apresentando sua versão anarcocapitalista para o público, como Ética da Liberdade, Por Uma Nova Liberdade: O Manifesto Libertário, Anatomia do Estado, e diversos outros, assim como muitos ensaios. Ele também escreveu diversos livros sobre economia, como O Que O Governo Fez Com Nosso Dinheiro, Pelo Fim do Banco Central, A Grande Depressão Americana, e muitos outros.

Ainda como libertário, Rothbard dirigiu diversos periódicos responsáveis por levar o libertarianismo ao público, como Left&Right Review, Libertarian Forum e Rothbard&Rockwell Repost. Também ajudou a moldar intelectualmente grandes nomes do libertarianismo, muitos destes vivos até hoje, como Hans-Hermann Hoppe, Jerome Tuccille, Samuel Edward Konkin III, Walter Block, Wendy McElroy, Karl Hess e Lew Rockwell.

Além disso, Rothbard ajudou a fundar e dirigir diversos institutos libertários, como o Cato Institute e o Mises Insutitute. Este último junto a Lew Rockwell, com quem trabalhou até o fim de sua vida.

Após uma longa trajetória heróica pela causa da liberdade, Rothbard veio a falecer em 1995, deixando sua esposa JoAnn Schumacher Rothbard e seus filhos. Mesmo após a sua morte, o legado de Rothbard continuou vivo e segue forte até hoje, levando sua mensagem de coragem e perseverança na luta contra a tirania estatal.

(Para saber mais detalhes da vida de Rothbard, leia este artigo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais
MP da tarifa de luz
Economia

Segundo ex-diretor da Aneel, MP assinada por Lula para baixar a conta de energia terá efeito contrário

Segundo Edvaldo Santana, ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, a medida provisória para baixar o valor da conta de luz, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (9), tem dispositivos que levarão ao efeito contrário. Segundo Edvaldo Santana e outros especialistas, haverá um aumento da tarifa para os consumidores. A MP […]

Leia Mais
Liga Hanseática
Economia

A Liga Hanseática: Um “Império” do Comércio

Era uma vez um fenômeno medieval do norte, tão sujeito a mitos universais e curiosidade quanto o das encantadoras cidades-república florescentes do sul: a Liga Hanseática dos séculos XIII ao XVI. “O Hansa” (alemão antigo para “associações”) ou “A Liga”, como era conhecido, começou como um tratado entre Lübeck e Hamburgo “para limpar a estrada […]

Leia Mais