Hoje Rothbard estaria completando 98 anos

Murray Rothbard

Hoje, dia 02 de março, é o aniversário do economista, filósofo político, historiador e autor libertário, Murray Rothbard! Se estivesse vivo hoje, o autor, que faleceu em 1995, estaria completando 98 anos. Mesmo após sua morte, Rothbard deixou um enorme legado para a causa da liberdade, deixando registrada sua imensa sabedoria e intelecto perspicaz em diversos livros e ensaios.

Rothbard começou seu interesse por política cedo, ainda durante o ensino médio, quando discutia com seus colegas e professores sobre seus pontos de vista em relação a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Durante sua gradução em economia, entrou em contato com as ideias de Ludwig von Mises, que o fizeram entender verdadeiramente a ciência econômica.

Além da visão pró-liberdade econômica aprendida com Mises, Rothbard tambem entrou em contato com o nascente movimento libertário americano, conhecendo autores como Albert Jay Nock, Frank Chorodov, HL Mencken, dentre outros. Cada vez mais Rothbard se convencia de que a liberdade amparada no direito de propriedade, era um direito sagrado e inviolável de cada indivíduo.

Em um dado momento, discutindo sobre o libertarianismo com seus colegas social-democratas, Rothbard chegou a conclusão de que mesmo a ideia de estado mínimo (defendida por autores libertários que o antecederam), era incompatível com o libertarianismo, abraçando completamente a anarquia e indo além dos autores libertários que o influenciaram.

Com isso, Rothbard se tornou de fato o pai do que viria a ser chamado de anarcocapitalismo, a ideia de que todo indivíduo possui direito de propriedade sobre sua própria pessoa e seus bens, e que nenhuma violação, mesmo a do estado, deve ser tolerada.

Ainda em seu desenvolvimento como economista austríaco e libertário, Rothbard, a pedido do Fundo Volker (que subsidiava iniciativas pró-liberdade) escreveu uma versão do Ação Humana de Mises para graduantes em economia. O resultado foi sua Magnus Opus: Homem, Economia e Estado, literalmente o maior tratado sobre a Escola Austríaca de Economia.

O livro inclusive recebeu elogios do próprio Mises com direito a um prefácio do mesmo junto a recomendação de sua leitura como obrigatória para todos aqueles que querem de fato entender economia.

Como autor e ativista libertário, Rothbard escreveu diversos livros apresentando sua versão anarcocapitalista para o público, como Ética da Liberdade, Por Uma Nova Liberdade: O Manifesto Libertário, Anatomia do Estado, e diversos outros, assim como muitos ensaios. Ele também escreveu diversos livros sobre economia, como O Que O Governo Fez Com Nosso Dinheiro, Pelo Fim do Banco Central, A Grande Depressão Americana, e muitos outros.

Ainda como libertário, Rothbard dirigiu diversos periódicos responsáveis por levar o libertarianismo ao público, como Left&Right Review, Libertarian Forum e Rothbard&Rockwell Repost. Também ajudou a moldar intelectualmente grandes nomes do libertarianismo, muitos destes vivos até hoje, como Hans-Hermann Hoppe, Jerome Tuccille, Samuel Edward Konkin III, Walter Block, Wendy McElroy, Karl Hess e Lew Rockwell.

Além disso, Rothbard ajudou a fundar e dirigir diversos institutos libertários, como o Cato Institute e o Mises Insutitute. Este último junto a Lew Rockwell, com quem trabalhou até o fim de sua vida.

Após uma longa trajetória heróica pela causa da liberdade, Rothbard veio a falecer em 1995, deixando sua esposa JoAnn Schumacher Rothbard e seus filhos. Mesmo após a sua morte, o legado de Rothbard continuou vivo e segue forte até hoje, levando sua mensagem de coragem e perseverança na luta contra a tirania estatal.

(Para saber mais detalhes da vida de Rothbard, leia este artigo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra de chocolate Garoto
Economia

Barra de chocolate da Garoto nos EUA chega a custar menos da metade do preço do produto no Brasil, onde ele é fabricado

Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, um brasileiro residente nos EUA ficou surpreso ao encontrar barras de chocolate da Garoto por menos da metade do preço encontrado no Brasil. E isso apesar do produto ser fabricado em território nacional. O vídeo foi gravado pelo influencer Yuri Machado Souza, onde mostra que […]

Leia Mais
Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais