segunda-feira, outubro 3, 2022

Lançamento do livro ‘A Traição da Direita Americana’

Durante as manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff, um forte discurso de defesa do livre mercado cresceu junto aos conservadores e liberais, sendo o crescimento do partido Novo e a escolha de Paulo Guedes como Ministro da Economia as principais provas de que as ideias de laissez-faire estavam em alta.

Era grande a esperança de que elegendo um candidato “liberal“, o Brasil encontraria o caminho do crescimento e deixaria para trás todo as amarras que o impedem de decolar: burocracia, corrupção, as centenas de estatais, o manicômio tributário e o protecionismo, só para citar algumas.

Entretanto, passados exatamente 6 anos do impeachment, já está claro que não é esse o caminho que seguimos. Se nos primeiros anos demos alguns pequenos passos com a reforma trabalhista e a reforma da previdência, nada mais aconteceu.

Nenhuma reforma tributária, aumento de impostos, fim da lava jato, praticamente nenhuma privatização, protecionismo forte como sempre e até mesmo um Bolsa Família com esteróides. Até o mais inocente já percebeu que o discurso de livre mercado dos eleitos é totalmente da boca para fora, que as chances de avanço são quase nulas.

Foi só uma forma de capitalizar eleitoralmente em cima de uma pauta que tinha forte apelo popular. O mais triste, é que isso se voltou contra aqueles que defendem o livre mercado de verdade, a esquerda agora argumenta: “viu, isso de livre mercado não funciona, tentamos 6 anos e só piorou”, mesmo nada tendo sido aplicado.

Isso é o que chamamos de A Traição da Direita.

Esse mesmo movimento de se aliar às ideias de livre mercado para logo em seguida abandoná-las e seguir outras pautas aconteceu repetidamente nos Estados Unidos, e Murray Rothbard a explica muito bem no livro “A Traição da Direita Americana”.

Se você quer saber o que precisamos fazer para que isso não aconteça novamente, a leitura deste livro é indispensável.

A Editora Konkin está disponibilizando pela primeira vez em português essa grande obra de Rothbard. Você pode encontrar em pré-venda a versão impressa aqui (DICA: aproveita que está com desconto por tempo limitado!).

Caso prefira a versão digital, você pode fazer o download gratuito aqui. A versão Kindle sai em breve.

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

spot_img

CONFIRA