Lockdown na Áustria leva à corrida por imunização

O governo da Áustria havia decretado lockdown para pessoas não vacinadas ou que se recuperaram recentemente da Covid-19, a partir desta segunda-feira (15), com o objetivo de conter a propagação do coronavírus. Em entrevista para o G1, uma brasileira informou que muitos de seus amigos austríacos passaram a se vacinar, mesmo contra a própria vontade, após a medida autoritária ser aplicada.

O confinamento para não vacinados foi anunciado neste domingo (14) pelo chanceler Alexander Schallenberg, que considerou o índice de vacinados “vergonhosamente baixo”. Porém dois terços da população tomou as duas doses, percentual este apenas 2% abaixo da média europeia (67%) e não muito longe de países como Espanha (79%) e França (75%).

Marcia Elisabeth Leite Teml, procuradora aposentada do Estado de São Paulo, mora em Viena há mais de três anos. Ela é casada com um austríaco e afirma que a população não foi pega de surpresa com a nova medida, já que o governo vinha anunciando a possibilidade de um novo lockdown, mesmo com mais 65% da população do país vacinada com as duas doses.

Segundo Márcia:

Tem muita gente que é contra a vacina, que acha que é uma bobagem, que o coronavírus não existe. Também tem “negacionistas” por aqui. Eu faço um curso intensivo de alemão todos os dias e passo seis horas na escola, então, na minha classe, de 12, seis pessoas não tinham se vacinado, Sendo que uma delas, no decorrer do curso, teve coronavírus e precisou ser afastada

Ela também diz que logo quando começaram a aplicar as doses da vacina no país, foi instituído uma regra chamada “3Gs” que consiste em entrada permitida mediante: Comprovante de imunização, teste PCR negativo ou que já haviam se contaminado.

Com a nova medida, duas de suas amigas que também são estrangeiras, decidiram se vacinar. Isso porque para poder frequentar os ambientes fechados, precisarão apresentar testes de PCR coletados em até 48h. Em uma semana, necessitariam fazer pelo menos três testes.

Uma venezuelana e outra sérvia vão tomar a vacina porque fica inviável frequentar qualquer estabelecimento sem ser vacinada. Outra dia, fui com a venezuelana e ela não tinha a carterinha de vacinação e não estava com o PCR atualizado. Ficamos na área externa. O segurança veio e falou que se ela não estava vacinada, deveria sair, pois a área externa pertence ao restaurante, e que se a polícia fosse até lá, fecharia o estabelecimento.

Ela também diz que:

Apesar da nova medida, segundo a brasileira, não houve uma expressiva manifestação contra a determinação. “Eu não vejo caos social. Tem algumas manifestações que são feitas lá no primeiro distrito e pronto.”

A Retomada do lockdown

As restrições sanitárias impostas pelo governo austríaco serão impostas a todos os não vacinados com até 12 anos, que não poderão sair de casa, exceto para fazerem compras e ir ao médico.

De acordo com o ministro da saúde, Wolfgang Mückstein, o governo irá avaliar os dados sobre os resultados do lockdown e o mesmo aconselha que os “hesitantes” se vacinem o mais rápido possível. Ele também diz que irão impor vacinação obrigatória à todos os profissionais de saúde.

O governo está esperando que a medida seja aprovada pelo Parlamento e governantes locais, para que a medida seja aplicada em todo o país. Os estados da Alta Áustria e Salzburgo, que registram os maiores número de contágios, começaram a implementar confinamento na segunda-feira da semana passada.

Neste sábado (13), a Áustria registrou mais de 13 mil novos casos de Covid-19, mesmo com o alto índice de vacinação. Este é o maior número desde o início da pandemia no país, que possui pouco mais de 9,8 milhões de habitantes.

As pessoas não vacinadas ou que se recuperaram recentemente da Covid-19 na Áustria terão de ser submetidas ao confinamento a partir de segunda-feira (15).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais
Antártida
Política

A verdade sobre a mortalidade relacionada ao clima

Em seu recente discurso sobre o Estado da União, o presidente Joe Biden abandonou o termo “mudanças climáticas“. Aparentemente, a frase não é assustadora o suficiente. Em vez disso, como observou o New York Times, Biden empregou uma frase aliterativa diferente: crise climática. Que o clima da Terra está mudando e que a atividade humana […]

Leia Mais
Lula
Política

58% dizem que Lula fez menos do que se esperava pelo Brasil

Em pesquisa realizada pelo Datafolha na última quinta-feira (21), 58% dos entrevistados afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez menos pelo Brasil do que se esperava no seu governo. O resultado é um ponto percentual acima do apontado no último levantamento, realizado em dezembro do ano passado. Os que acham que […]

Leia Mais