Lula irá passar a virada do ano com Janja em praia exclusiva das Forças Armadas

Lula e Janja na Restinga de Marambaia

Segundo reportagem do Estadão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá passar a virada do ano junto à Janja em uma praia do Rio de Janeiro controlada pelas Forças Armadas. O local em questão é a Restinga de Marambaia, uma área de acesso restrito da Marinha.

O petista irá chegar à praia junto à Janja nesta terça-feira, 26, com a volta para Brasília prevista para o dia 3 de janeiro.

A praia

A Restinga de Marambaia é uma àrea restrita do litoral do RJ, localizado nas áreas dos municípios do Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba. O local é administrado pela Marinha, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira (FAB). A região também possui uma unidade de treinamento de fuzileiros navais.

Lula havia cogitado passar a virada do ano em outro paraíso privado: a base naval de Aratu, na Bahia. O local foi o preferido de Lula em seus períodos de descanso durante os seus dois primeiros mandatos na Presidência. No entanto, as boas experiências das folgas do Carnaval e de Corpus Christi no litoral fluminense tornaram a praia de Marambaia mais atrativa para passar Réveillon.

A Restinga de Marambaia já é usada como ponto de descanso de longa data por presidentes. Os presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), já aproveitaram o privilégio de descansar na área militar. Lula também passou o Carnaval em Marambaia no final do seu primeiro mandato em 2006, acompanhado de parentes.

Além da Restinga de Marambaia, outros paraísos tropicais de área restrita pelas Forças Armadas na Bahia e no Rio e no Janeiro, se tornaram pontos de descanso preferidos dos chefes do Executivo.

Férias privilegiadas

Como já mostrado no texto, essa não foi a primeira vez que Lula usufruiu a regalia de ter uma praia exclusiva para ele. Em agosto deste ano, o presidente teve até mesmo o privilégio de ter a praia “pública” de Tapajó, Pará, exclusiva para ele e Janja. Na ocasião que as Forças Armadas não permtiam que ninguém ficasse próximo à área, já que precisavam garantir a “segurança” do presidente e da primeira canja dama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais