Jair Bolsonaro: “Eu não sei o que é Bitcoin”

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não sabe o que é Bitcoin (BTC), e endossou a suspensão de um projeto que criaria uma criptomoeda para uso dos povos indígenas.

Bolsonaro apoiou a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves no encerramento de um projeto no valor de 44,9 milhões de reais entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), que promoveria a criação de uma criptomoeda para povos indígenas usarem. Bolsonaro fez seus comentários durante uma entrevista no Programa do Ratinho do SBT no último dia 4.

Depois de dizer que a ministra agiu corretamente ao bloquear o projeto que “queria ensinar o índio a usar bitcoin”, o presidente foi perguntado por um participante do programa se ele sabia o que era Bitcoin. Bolsonaro respondeu:

“Eu não sei o que é Bitcoin.”

Pouco depois do discurso, Bolsonaro retificou sua declaração e disse que o Bitcoin era uma “moeda virtual”. O projeto oferecido pela Funai e pela UFF não pretende receber financiamento e apoio, nem integrar Bitcoin.

Criptomoeda (ou cryptocurrency), como descrito por Jhon Swanson, “é um recurso digital utilizado como meio para realizar transações financeiras”. Aqui está um guia para que pessoas que não sabem ao certo o que é o Bitcoin, como o presidente Bolsonaro, possam aprender o básico sobre criptomoedas no geral.

Como relatado anteriormente, o governo suspendeu o projeto de criptomoeda indígena no início de Janeiro alegando que o contrato foi emitido de forma inadequada e carecia de análise técnica, como uma descrição detalhada do projeto. O contrato foi assinado diretamente entre a FUNAI e a UFF, em vez de por meio de licitação legal. Além disso, o governo disse que o contrato havia sido aprovado muito rapidamente e implicava despesas consideráveis.

No final de Maio, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, ordenou a criação de uma comissão para considerar a regulação da criptomoeda no país. A comissão será composta por 34 membros, de acordo com o Regulamento Interno da Câmara.

Apesar disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES) anunciou que está financiando um documentário através de sua própria stablecoin da rede Ethereum.

Fonte: Cointelegraph

Leia também:

https://gazetalibertaria.news/srnascimento/9-motivos-para-usar-bitcoin/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais
Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais