Crescente tensão na fronteira entre Polônia e Belarus

Nesta segunda-feira (08) o governo polonês acusou Belarus de tentar causar um confronto na fronteira polonesa utilizando imigrantes. No dia seguinte (09) as autoridades fecharam a travessia com cercas de arame e guardas para vigiá-las.

Segundo o vice-ministro das Relações Exteriores da Polônia, o presidente de Belarus Alexander Lukashenko “quer causar um grande incidente, de preferência com tiros e vítimas”.

Essa afirmação do vice-ministro se baseia na acusação da União Européia contra Lukashenko, pois ele encorajou migrantes do Oriente Médio e da África a entrarem na Europa por Belarus. Esse incentivo, provavelmente, foi uma medida de vingança pelas sanções postas sob Belarus por conta da violência do governo contra as manifestações após a eleição do ano passado.

Contudo, Lukashenko nega qualquer tentativa de causar instabilidade na região por meio dos imigrantes e joga a culpa para os países ocidentais.

Ainda nessa sexta-feira (12) Belarus, com apoio russo, realizou exercícios militares de paraquedismo perto da lugar onde estão os imigrantes na fronteira da Polônia. De acordo com o Ministro da Defesa de Belarus, esses exercícios militares foram feitos ali por causa da acumulação de atividade militar polonesa na fronteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais
Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais