Protestos contra obrigatoriedade da vacina paralisam a capital do Canadá

Protestos contra obrigatoriedade da vacina paralisam Otawa, Canadá

Milhares de pessoas se reuniram em direção à Otawa, capital do Canadá, em protesto contra a obrigatoriedade da vacina no país. Dezenas de caminhões e outros veículos bloquearam o centro da cidade durante o protesto.

Os caminhões permaneceram estacionados nas ruas próximas ao parlamento na manhã deste domingo, um dia antes de os congressistas voltarem ao trabalho após o feriado. Alguns caminhoneiros disseram que não irão sair até que a medida autoritária sobre a vacina seja derrubada.

A manifestação começou no último sábado, como um protesto contra a obrigatoriedade de vacinação para motoristas transfronteiriços, mas não demorou para que fosse transformada em um ato contra o governo Trudeau, com oposição de todos contra a vacinação obrigatória.

Estas grandes multidões permaneceram no centro da cidade durante toda a noite”, disse a polícia de Ottawa em comunicado. “Os policiais encontraram vários obstáculos, incluindo bloqueios esporádicos de estradas por caminhões. Essas situações de alto risco foram resolvidas de forma pacífica e sem prisões”.

De acordo com o CBC (Canadian Broadcasting Corp), Trudeau e sua família deixaram sua casa no centro de Ottawa no sábado por questões de segurança. No início desta semana, Trudeau havia afirmado que o protesto representava uma “pequena minoria marginal” que não representa as opiniões dos canadenses.

Cerca de 90% dos caminhoneiros transfronteiriços do Canadá e quase 79% da população já receberam as duas doses da vacina. Mesmo assim, o Canadá está com um aumento dos casos de hospitalização devido à variante Ômicron, que é mais contagiosa que as demais, porém, com uma letalidade bem menor.

Durante um comício no Texas realizado no último sábado, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou os manifestantes canadenses por “resistir bravamente à obrigatoriedade sem lei”. Na semana passada, o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, também expressou seu apoio aos protestos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais