Protestos contra obrigatoriedade da vacina paralisam a capital do Canadá

Protestos contra obrigatoriedade da vacina paralisam Otawa, Canadá

Milhares de pessoas se reuniram em direção à Otawa, capital do Canadá, em protesto contra a obrigatoriedade da vacina no país. Dezenas de caminhões e outros veículos bloquearam o centro da cidade durante o protesto.

Os caminhões permaneceram estacionados nas ruas próximas ao parlamento na manhã deste domingo, um dia antes de os congressistas voltarem ao trabalho após o feriado. Alguns caminhoneiros disseram que não irão sair até que a medida autoritária sobre a vacina seja derrubada.

A manifestação começou no último sábado, como um protesto contra a obrigatoriedade de vacinação para motoristas transfronteiriços, mas não demorou para que fosse transformada em um ato contra o governo Trudeau, com oposição de todos contra a vacinação obrigatória.

Estas grandes multidões permaneceram no centro da cidade durante toda a noite”, disse a polícia de Ottawa em comunicado. “Os policiais encontraram vários obstáculos, incluindo bloqueios esporádicos de estradas por caminhões. Essas situações de alto risco foram resolvidas de forma pacífica e sem prisões”.

De acordo com o CBC (Canadian Broadcasting Corp), Trudeau e sua família deixaram sua casa no centro de Ottawa no sábado por questões de segurança. No início desta semana, Trudeau havia afirmado que o protesto representava uma “pequena minoria marginal” que não representa as opiniões dos canadenses.

Cerca de 90% dos caminhoneiros transfronteiriços do Canadá e quase 79% da população já receberam as duas doses da vacina. Mesmo assim, o Canadá está com um aumento dos casos de hospitalização devido à variante Ômicron, que é mais contagiosa que as demais, porém, com uma letalidade bem menor.

Durante um comício no Texas realizado no último sábado, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou os manifestantes canadenses por “resistir bravamente à obrigatoriedade sem lei”. Na semana passada, o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, também expressou seu apoio aos protestos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais
Renato Moicano
Ética

Renato Moicano: “Se você se preocupa com seu… país, leia Ludwig von Mises”

Na noite do último sábado, o lutador brasileiro Renato Moicano viralizou após sua vitória sobre JalinTurner no UFC 300, fazendo uma saudação ao próprio Ludwig von Mises. “Eu amo os Estados Unidos, amo a Constituição… quero portar… armas. Amo a propriedade privada. Vamos lhe dizer uma coisa. Se você se preocupa com seu país, leia […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Ética

Elon Musk ataca censura de Alexandre de Moraes e deixa esquerda em polvorosa

Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Confira abaixo: Elon Musk […]

Leia Mais