Os planos do Facebook para sua próxima moeda já estão enfrentando escrutínio regulatório, pois os bancos centrais e políticos de todo o mundo pediram a supervisão do projeto de criptografia da rede social. O The Block Crypto a Gazeta Libertária compilaram suas reações:

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse que Libra “não pode e… não deve acontecer” e que “está fora de questão” que a criptomoeda “se torne uma moeda soberana”. Ele teria apelado ao Grupo dos Sete (G7) governadores dos bancos centrais e guardiões do sistema monetário global para revisar a próxima criptografia do gigante da mídia social e apresentar um relatório no mês que vem.

Markus Ferber, um membro alemão do Parlamento Europeu, alertou que o Facebook poderia se tornar um “banco paralelo” e disse que os reguladores devem estar vigilantes.

O deputado Patrick McHenry, republicano sênior do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, pediu pela primeira vez uma audiência sobre o Projeto Libra em uma carta à presidente da comissão, a deputada federal democrata Maxine Waters. Mais tarde, Waters, uma democrata, pediu a suspensão do desenvolvimento de sua criptomoeda no Facebook.

“Os reguladores devem ver isso como um alerta para levar a sério as preocupações com privacidade e segurança nacional, riscos de segurança cibernética e riscos de negociação que são colocados por criptomoedas”, disse Maxine Waters, acrescentando: “Dado o passado conturbado da empresa, estou solicitando que o Facebook concorde com uma moratória sobre qualquer movimento para o desenvolvimento de uma criptocorrência até que o Congresso e os reguladores tenham a oportunidade de examinar essas questões e agir.”

Mais tarde, Waters garantiu que o comitê do Senado para assuntos bancários, habitacionais e urbanos programasse uma audiência sobre “Examinando as propostas de moeda digital e privacidade de dados” do Facebook para 16 de Julho.

O senador norte-americano Sherrod Brown, do Ohio, disse que “o Facebook já é muito grande e muito poderoso, e usou esse poder para explorar os dados dos usuários sem proteger sua privacidade. Não podemos permitir que o Facebook execute uma nova criptografia de risco de uma conta bancária suíça sem supervisão”.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que o banco central falou com o Facebook sobre Libra. “O Facebook fez rodadas com reguladores em todo o mundo para discutir seus planos [Libra], incluindo nós. Há benefícios… mas também corre o risco de estarmos assistindo e fazendo eco ao comunicado do [Banco da Inglaterra] ao governador Carney”.

O presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, disse que está aberto a Libra, mas alertou que a adoção em massa o obrigaria a “estar sujeito aos mais altos padrões de regulamentação”. Ele também disse que Libra não seria lançado com uma “porta aberta” dos reguladores.

O presidente do banco central da Austrália, Philip Lowe, disse: “Há muita água debaixo da ponte antes que a proposta do Facebook se torne algo que estamos usando o tempo todo”. Ele acrescentou: “Há muitas questões regulatórias que precisam ser resolvidas e Tenho que ter certeza de que há um sólido caso de negócios, por isso temos que ter cuidado antes de tirarmos conclusões precipitadas.”

A Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro Suíço também está supostamente em contato com os “iniciadores” do projeto de criptografia do Facebook, e deve determinar “se os serviços planejados exigem aprovação sob a lei de supervisão suíça e, em caso afirmativo, quais.”

Stephen Moore, economista do governo Trump e membro do grupo conservador de políticas públicas The Heritage Foundation, diz acreditar que a Libra do Facebook é “uma coisa boa”.

Banco de Compensações Internacionais (BCI), considerado o banco central dos bancos centrais, alertou que o projeto previsto pelo Facebook, Libra, poderia prejudicar o setor bancário.

O Facebook divulgou oficialmente seus planos para a criptomoeda no início desta semana, com o objetivo de servir aos não bancarizados e facilitar as transferências de dinheiro de baixo custo globalmente. Espera-se que a criptomoeda Libra seja publicada no próximo ano.

Fonte: The Block Crypto

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *