Como leis progressistas estão destruindo a Califórnia

Lixo na Califórnia

Durante uma sessão de fotos recente em um trecho da ferrovia Union Pacific em Los Angeles, o governador Gavin Newsom expressou choque com o lixo acumulado: Contêineres de carga abertos, pacotes saqueados, caixas de papelão e hectares de lixo na Califórnia. “Estou me perguntando, o que diabos está acontecendo? Parecemos um país de terceiro mundo”, disse ele.

O governador precisa sair da bolha com mais frequência para ver o que está acontecendo no resto do estado. Os executivos da Union Pacific divulgaram informações chocantes sobre os detritos deixados por vândalos que invadiram trens de carga enquanto se dirigiam a uma instalação intermodal perto do centro de Los Angeles, na Califórnia.

Em uma carta ao promotor distrital de Los Angeles, George Gascón, a empresa apontou um aumento de 160% dos crimes desde dezembro passado. A desordem não envolve apenas pacotes furtados e vandalismo desenfreado, mas também “aumento de furtos e assaltos à mão armada a funcionários da UP que executam funções dirigindo os trens”.

De centenas de prisões, a Union Pacific “não foi contatada para nenhum processo judicial”. Isso não deveria ser novidade para Newsom. Meses atrás, eu e colegas escritores nos reunimos com as pessoas que possuem interesses comerciais na região e que estão tentando resolver o atraso absurdo nos portos, e eles detalharam a mesma cena que o governador descobriu recentemente.

Os líderes empresariais descreveram uma administração que estava mais interessada em acalmar os sindicatos do que em lidar com o impasse do porto — e desinteressada em juntar-se a eles para encontrar uma solução. Esse é um problema comum, seja lidando com crimes, portos ou paralisações por conta da COVID-19. A equipe do governador não tem mão firme para lidar com os problemas que estão corroendo nossa qualidade de vida. Talvez ele esteja muito ocupado planejando uma aquisição estatal de saúde.

O governador anunciou sua solução usual, que envolve novas forças-tarefas e aumento de gastos. Seu Plano de Segurança Pública “inclui US$ 255 milhões em subsídios para a aplicação da lei para aumentar a presença em locais de varejo e combater o crime organizado”, o que é bom na teoria, claro. Mas, como sempre, Newsom não consegue se ater ao problema básico sem sair um pouco do caminho.

Assim como seu plano sobre a água é mais sobre a restauração de habitats e seu plano de infraestrutura se inclina fortemente para ciclovias e trânsito, o plano de segurança ferroviária de Newsom se concentra em “tirar armas e drogas de nossas ruas”. Essa é a diferença entre esquerdistas como Newsom e liberais tradicionais como Jerry Brown. Este último pressionaria por objetivos semelhantes, mas tenderia primeiro ao básico. Você sabe, impedir roubos invés de se preocupar com o controle de armas.

Esse é um ponto crucial a ser feito em relação a Gascón e outros promotores progressistas. Por muito tempo, os sindicatos policiais elegeram em grande parte promotores distritais, que geralmente faziam vista grossa para o mau comportamento da polícia, cobravam demais das pessoas por crimes menores e faziam lobby por leis que alimentavam uma crise de excesso de encarceramento. O sistema de justiça pendeu muito na direção do governo, o que levou a muitas injustiças.

A reforma estava atrasada, mas os promotores ainda são responsáveis ​​por processar criminosos. Os roubos ferroviários e o recente aumento de assaltos descarados no varejo nos lembram que os promotores precisam implementar as reformas da justiça com habilidade. Ainda existem muitos personagens perigosos por aí. Praticamente falando, taxas de criminalidade crescentes  – e cenas amplamente divulgadas, como a que Newsom testemunhou – corroem o apoio público a reformas sensatas.

Enquanto isso, a situação dos sem-teto tem sido terrível por um tempo, mas está invadindo nossas vidas cotidianas. Recentemente, peguei um amigo em seu apartamento suburbano mais novo – e um vasto acampamento de sem-tetos espalhado pelas quadras vizinhas como uma cena sombria de algum país pobre distante. As pessoas agora deixam seus carros destrancados em San Francisco para que, quando os ladrões os saquearem, pelo menos não quebrem as janelas.

A Califórnia continua sendo um estado adorável, mas cada vez mais incorpora outras características do terceiro mundo. Por exemplo, tem a maior população de pessoas super-ricas do país, como qualquer carro na região da costa do Pacífico nos mostra. Mas também tem a maior porcentagem de pessoas pobres, usando os números divulgados pelo “cost-of-living” do Census Bureau.

Os progressistas que controlam este estado estão obcecados com essa desigualdade ao estilo sul-americano, mas parecem mais fixados em nivelar (ou afugentar) os ricos em vez de melhorar as condições dos pobres e da classe média. Há uma razão óbvia, visto que suas políticas centradas no governo aumentaram o custo de tudo, corroeram os serviços públicos e ajudaram a criar o abismo econômico.

Além disso, eles tornaram mais difícil para as pessoas trabalharem. Os sindicatos e interesses burocráticos basicamente proibiram as pessoas de iniciar um negócio devido ao alto custo. Essa é outra característica das nações pobres e atrasadas – os funcionários do governo têm controle desordenado sobre a vida das pessoas e empregos extremamente lucrativos são encontrados em agências governamentais.

Esses problemas começaram muito antes de Newsom se tornar governador, mas estão ficando visivelmente piores sob sua responsabilidade. Estou satisfeito que ele finalmente esteja percebendo as crescentes condições de terceiro mundo no estado, mas quem se sente confiante de que ele tem alguma ideia do que fazer sobre elas?

Texto de Steven Greenhut. Traduzido e adaptado por Gazeta Libertária.

Esta coluna foi publicada pela primeira vez no The Orange County Register.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carlos Teixeira bullyng
Direito

Garoto de 13 anos que era vítima de agressão morre devido a ineficiência da escola estatal e do SUS

Um adolescente de apenas 13 anos chamado Carlos Teixeira, morreu de forma trágica na última terça-feira (16), após complicações respiratórias. A morte foi resultante de agressões que o garoto sofria, cuja escola foi incapaz de impedir. O hospital onde o garoto e o pai procuraram ajuda foram incompetentes em não terem tomado as providências necessárias […]

Leia Mais
Elon Musk Senado
Direito

Após críticas a Moraes e Lula, Elon Musk é convidado a falar em comissão do Senado

Após uma série de críticas dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) foi convidado a participar de uma audiência pública na Comissão de Segurança do Senado. O convite foi aprovado em sessão realizada na terça-feira […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Direito

PF quer convocar representantes do X após críticas de Elon Musk a Moraes e Lula

Após críticas de Elon Musk a Lula e Alexandre de Moraes, a Polícia Federal (PF) quer convocar representantes do X (antigo Twitter) para prestar esclarecimentos sobre as ações do bilionário na plataforma. Investigadores afirmam que os depoimentos não têm data prevista. A medida é uma das estratégias da investigação da Polícia Federal, que apura se […]

Leia Mais